sexta-feira, 4 de setembro de 2015

O termo "Otaku" - Curiosidades Otaku part2





Originalmente, no Japão, a palavra otaku é um tratamento respeitoso na segunda pessoa.
O humorista e cronista Akio Nakamori observou que o termo era muito utilizado pelos fãs de animes e mangás e por volta de 1989, em seu livro M no Jidai, utilizou o termo para referir-se ao protagonista, um assassino em série obcecado por animes e mangás pornográficos que recriava as histórias estuprando jovens garotas. Esse livro, que foi baseado em fatos reais, causou um grande choque na população japonesa, que chegou a criar um tabu em volta do termo e passou a utilizá-lo de forma pejorativa para designar qualquer indivíduo que se torna obcecado demais em relação a um determinado assunto.

Quando a obsessão da pessoa chega ao ápice ela isola-se social e culturalmente dentro da esfera do tema de sua obsessão gerando uma série de problemas psicológicos, pois a pessoa convive em um único meio da sociedade o que a torna alienada e nesse caso o otaku obsessivo torna-se um hikikomori.
Com o tempo surgiram diferentes grupos de otakus, anime otaku, manga otaku, pasokon otaku (computadores), gēmu otaku (videogames), auto otaku (carros), gunji otaku (armas e coisas militares). O termo passou a ser usado no Japão para designar um fã obsessivo por um determinado assunto, QUALQUER que seja. Uma palavra de sentido próximo à otaku do nosso vocabulário seria maníaco ou fanático, já no Japão as pessoas que têm muito interesse em certo assunto, mas de forma mais amena pode ser classificada como anime maniakku, manga maniakku e assim por diante (Maniakku do inglês maniac).

Para saber se você é um otaku:

1-Não precisa parecer necessariamente um nerd;
2-Precisa gostar de animes ou mangás;

3- Aprender palavras em japones porque gosta;

4-aprenda um pouco de cultura japonesa;

5-Não tenha noção de ridículo;

6-Faça caretas engraçadas iqual os personagens;

7- Tente criar um fanzines;

8-Fale "nya" cada vez que não tem nada a dizer;

9-Ande com as mãos atrás da cabeça;

10-Faça coisas que ninguém entende, mas seus amigos otakus acham  super normal;
 














Nenhum comentário:

Postar um comentário