Yoo! Hoje irei escrever sobre shoujo. Algumas informações úteis que todo otaku deve saber.
-Mangá
No Japão, os quadrinhos chamados de mangás, são publicados originalmente em revistas antológicas impressas em papel-jornal, parecidas com listas telefônicas, que variam de 300 a 800 páginas, em periodicidades diversas e que possuem capítulos de várias séries diferentes, entre 10 e 40 páginas. Assim que essas séries atigem um número em torno de 200 páginas, é publicado um volume encadernado, chamado tankoubon, no formato de bolso, que então contém apenas histórias de uma única série.
-Shoujo
A ordem de leitura de um mangá é a inversa de uma história em quadrinhos ocidental, iniciando da capa do livro com a brochura à sua direita (correspondendo à contracapa ocidental), sendo a leitura das páginas feita da direita para a esquerda. Além disso, a parte interna é impressa em preto e branco, contendo esporadicamente algumas páginas coloridas, geralmente no início dos capítulos, com papel mais barato e acessível ao grande público.
Os mangás são tematizados, possuem uma variedade grande de estilos, gêneros e subgêneros, e o shoujo é apenas um deles. Shoujo (ou "shõjo' = menina) é o termo usado em "mangás para garotas" como público-alvo, ainda que a obra possa interessar a qualquer outro gênero ou faixa etária. A Princesa e O Cavaleiro, do mestre Osamu Tezuka, é considerado o mangá shoujo pioneiro.
Shoujos tratam geralmente de romances ou comédias românticas em seus enredos e comumente eles envolvem personagens da mesma idade do público-alvo (as adolescentes), preocupação esta do autor para criar identificação com seus leitores. Contudo, também existem shoujos de temáticas fantásticas, como terror, fantasia e ficção científica, e até de cunho histórico ou drama, entre outros. As antologias são as que classificam o gênero do mangá editado. Por isso, se uma história é construída como shoujo, ela é classificada como tal, e dependendo do sucesso, elas são reeditadas em formato tankoubon (o mangá como conhecemos) que possui qualidade gráfica superior.
Josei é um derivado do shoujo, voltado para mulheres maduras, acima dos 18 anos, enquanto que o mahou shoujo trata de tramas especificamente voltadas para o que conhecemos como "meninas mágicas", entre outros exemplos: Sailor Moon, Card Captor Sakura e Guerreiras Mágicas de Rayearth. Apesar de não ser especificamente um gênero ou subgênero, bishoujo trata de tramas envolvendo "mangás harém", como costumamos classificar histórias de personagens rodeados por outros, ao exemplo de Love Hina, Tenchi Muyo, etc.
Em sua grande maioria, os mangás shoujo revelam os sentimentos dos personagens através de simbolismos gráficos característicos e também carregam clichês do gênero, apresntando o casal protagonista no início da história, de maneira que logo se apaixonem um pelo outro e faça com que os leitores torçam por eles, mas com finais frequentemente imprevisíveis, apesar de tudo.
-Tipos de personagens shoujo
>A Garota Comum
Normalmente desenhado com cabelos escuros, é a garota que não é particularmente inteligente ou bonita, mas normalmente possui grande força de vontade.
>Tomboy
A menina tomboy é aquela que não se comporta segundo os papéis do gênero esperados das meninas. Ela normalmente não é elegante nem bonitinha e tem dificuldades no trato social.
>A Garota Independente e/ou Ambiciosa e/ou Antissocial
Ela normalmente é a garota comum, só que com algum objetivo acima dos interesses amorosos, como: ser a melhor aluna da turma, enriquecer, escolher seu próprio destino...
>Bishoujo
Normalmente coadjuvante, é aquela menina extremamente bonita e que parece inofensiva e carente de proteção, só que pode ter um gênio horroroso às vezes.
>Ojousama
Termo honorífico que se remete ao tratamento dado à filha de alguém muito importante; nos shoujos, a personagem do tipo é aquela menina linda, educadíssima, prendada e rica, claro. É a dama do anime,que normalmente desperta o akogare ("extrema admiração e devoção") de outras personagens femininas da série e sem querer faz com que a protagonista se sinta inferiorizada.
>Garota-Príncipe
Personagem andrógina, que reúne características masculinas e femininas. Normalmente, é extremamente bonita e atraente tanto para homens quanto para mulheres.
>A Rival
Ela pode ser qualquer um desses tipos acima. A tendência no final do mangá é que a rival se redima, torne-se ou amiga da protagonista ou faça uma retirada honrosa reconhecendo seus erros e/ou derrota. Muitas vezes, ela não se torna boazinha, continua cheia de defeitos, mas se transforma numa pessoa melhor.
>A Melhor Amiga
A melhor amiga da protagonista serve para fazer contraste com ela. Se a heroína é, por exemplo, preguiçosa, desastrada, a melhor amiga tende a ser uma excelente dona de casa, muito ciosa da sua apresentação pessoal e assim por diante.
Espero realmente que tenha sido útil, e que tenham aprendido um pouco mais sobre o shoujo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário